Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Myfitnesspal

Há um tempo venho usando o site http://www.myfitnesspal.com/ para calcular as calorias ingeridas no dia e calorias queimadas em atividades física.

Passo o dia todo trabalhando em frente ao computador e a noite também me prendo a ele pois como moro bemmm distante do meu noivo o Skype é o nosso melhor amigo quando não estamos juntos, assim usar um site para fazer meu diário de calorias pareceu uma boa ideia.

O site é bastante intuitivo e tem aplicativos para Iphone e Android. Existem inúmeros aplicativos para estas plataformas, alguns considerados excelentes, mas como não tenho nenhum celular nestas plataformas eu uso o Myfitnesspal direto no site.


Contabilizar minhas calorias por lá me ajuda a ter noção do que como, dá na mesma que um caderninho para anotar tudo.

Partindo para o cardápio do dia temos:
  • café da manhã: 1 pão de forma integral com 1/2 colher de margarina light, 1/2 fatia de queijo e 1/2 fatia de peito de peru e uma xícara de café adoçado com frutose;
  • lanche da manhã: 1 castanhas do pará;
  • almoço:  125 gramas de Talharim acrescido de alho francês, pimentão, cebola, couve de bruxelas e cogumelos acompanhado de 90gramas de carne. Rende energia o suficiente para continuar colocando os neurônios para trabalhar durante a tarde.
  • lanche da tarde: 3 bolachas Maria e uma sanduiche com 2 fatias de pão e forma integral + queijo e peito de perú
  • jantar: sanduíche com duas fatias de pão de forma, queijo, peito e peru, pepino, alface, rúcula e  1 colher de maionese light
  • ceia: uma banana.
Foi bom visto que trabalhei 10 horas e almocei na minha mesa de trabalho. O dia começa cedo e acaba tarde sem atividades extras. Amanhã (re)começa a academia! Vamos à luta!



segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Como fazer dieta se passo o dia fora?

Como manter a dieta se a gente passa o dia trabalhando? Essa pergunta já me fiz inúmeras vezes e a resposta que encontrei foi levar comidinha de casa. Tenho potinhos e uma lancheira da Vaca-que-ri (uma marca de queijinho feito polenguinho), mas estou desejando muito uma lancheira dessas ai:


Falando em almoço da semana, domingo à noite é o momento que o cardápio da semana é "meio" definido. Meio pois só programo de verdade o almoço,  jantar é mais difícil, tudo depende da hora que saio da universidade, se vou a academia e outras coisinhas mais.

O almoço de segunda à quarta dessa semana será um macarrão com vegetais e carne. 

O total de coisinhas que comi hoje é mais ou menos esse: 
  • café da manhã: 1 pão de forma integral com 1/2 colher de margarina light, 1/2 fatia de queijo e 1/2 fatia de peito de peru e uma laranja;
  • lanche da manhã: 2 castanhas do pará;
  • almoço:  125 gramas de Talharim acrescido de alho francês, pimentão, cebola, couve de bruxelas e cogumelos acompanhado de 90gramas de carne. Rende energia o suficiente para continuar colocando os neurônios para trabalhar durante a tarde.
  • lanche da tarde: 3 bolachas Maria
  • jantar: uma porção bem pequena de bacalhau com natas 
  • tomei água de forma moderada durante o dia e contabilizei algo por volta de 1700 calorias. Pouco? Muito? O suficiente? Tudo depende do tipo de alimento. Contabilizando o que comi, as gramas de gordura ingerida ficaram abaixo do limite diário, já os carboidratos passaram, as proteínas ficaram um pouquinho abaixo também.

Quanto a atividade física do dia, hoje contabilizei quantos passos aproximadamente dou de casa até chegar no trabalho: ida e volta são por volta de 4500 passos. Constatei que estou na faixa de sedentária segundo algumas tabelinhas de número de passos. Minha vida de pesquisadora tem me rendido aproximadamente 10 horas por dia sentada em meio a artigos e vários códigos e fórmulas, o que acaba resultando em uma dorzinha nada agradável nas costas.

Janeiro foi meu mês de férias da academia, fui para a minha casa no Brasil e ao retornar para Portugal só volto a pagar o ginásio no mês de Fevereiro, ou seja, em dois dias a vida de sedentária vai ficar de lado! Caminhar na esteira, arriscar alguns minutos de corrida acompanhados de musculação ou talvez pump e algumas aulinhas de balance para alongar.

Passar o dia sentada em uma cadeira e só exercitando os dedinhos e neurônios não queima tantas calorias quanto eu queria, que venha Fevereiro para (re)começar os exercícios de verdade!

domingo, 29 de janeiro de 2012

Dieta x Domingo

Domingo é um dia complicado para quem faz dieta. O povo ocioso que come até não poder mais adora dizer: "só um pedacinho".

Muita vezes domingo também é o dia de almoçar fora,  fora de hora e outras coisinhas mais.

Hoje por aqui foi dia de comer fora. Comportei-me que é uma beleza: pedi meu prato bastante calórico sem as tradicionais batatas fritas e o ovo que acompanha uma boa e velha alheira. Alheira tem todas as calorias do mundo acompanhada de batatas fritas, ovo e uma coca-cola então... Cortei as entradas: nada de pão e azeitonas; cortei a coca-cola, uma boa água acompanhou o almoço; e só comi a tal alheira com arroz e salada verde.

Mas voltando ao início do dia: como sabia que iria almoçar fora, fui bastate sucinta no café da manhã: uma fatia de pão de forma, uma colher de chá de margarina light, meia fatia de queijo e meia fatia de peito de peru antes de ir dar uma boa caminhada de 45 minutos.

O final do dia fechou com um cachorro-quente simples: pão e molho de salsicha (jantar comunitário da casa).

O número de calorias foi alto mas confesso que estou orgulhosa de ter diminuído as quantidades no almoço.

Para os que não conhecem fica uma foto do que é uma alheira tradicional. A imagem  foi extraída do google e está com o devido crédito.


Primeiro dia de dieta é só alegria!

O primeiro dia da dieta é dia de promessa de vida nova! Pesagem feita, medidas tomadas e dieta efetivamente iniciada.

O dia foi fácil, sábado com horários disponíveis é tranquilo. Os piores dias de se controlar o que se come são aqueles que o trabalho toma o tempo todo e o rsto fica para depois.

As refeições foram assim:

  • Café da manhã - uma laranja, uma fatia de pão de forma integral, meia fatia de queijo, meia de peito de peru e meia colher de chá de margarina.
  • Lanche da manhã - uma banana
  • Almoço - depois de uma caminhada de 45 minutos pelas ruas da cidade o almoço foi rápido: um sanduiche com queijo, peito de peru, tomate, alface, rúcula, pepino e um ovo cozido- refeição completa, vegetais, carboidratos e proteinas.
  • Lanche da tarde - 2 castanhas de caju e 3 bolachas maria
  • Jantar - vegetais com curry, arroz e salada com folhas diversas, queijo fresco e nozes.
  • água - um litro e pouco
  • Atividade Física -  45 minutos de caminhada ao ar livre
  • A princípio as calorias ficaram por volta de 1300. Como caminhei por 45 minutos isso da um desconto de aproximadamente 270 calorias. Está dentro de um valor viável.
 

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A maldição da dieta

Já reparou como a vida vai ficando ingrata com o passar do tempo?

Quando tinha 15 anos podia comer de tudo e nada acontecia. Aos 16 pesava 55 quilos que ficaram neste corpinho até os 20, um quilinho a mais, talvez uns dois a menos.

Depois disso a vida desandou! Dos 20 aos 30 foram adquiridos no mínimo 12 quilos, dos 30 para os 33 mais 12. Virou um aumento de peso exponencial! Vamos parar por aí, ok?!

Nunca gostei de ir à academia, sempre preferi caminhadas e pedalas. Hoje o atual estilo de vida não permite isso. Nestes últimos 3 anos fui bastante assídua nas esteiras da vida e em aulas diversas na academia, mas o ponteiro da balança só aumentou.

Vida transformada e refletida no peso desta que vos escreve.

Chegou a hora de dizer BASTA! Chegou a hora de mandar embora no mínimo 15 quilos! Bora começar?