Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Das coisas que me irritam - I

Cada um ter seu blog /site/ twitter/orkut/facebook para liberdade absoluta de expressão está tudo bem.

Mas a liberdade de expressão na internet acabou com a língua portuguesa! Nossa senhora da bicicletinha dai equilíbrio para tanta gente que assassina o português!

Assassinar a língua para escrever um post no blog não tem justificativa! O blogger até corretor ortográfico tem!  Sei que algumas vão dizer que são pessoas simples, que isso é reflexo da educação em escola pública, bibibi, papapa...

Não concordo. Se as pessoas passam por dezenas de páginas diárias e leem outros textos, artigos, blogs, etc, deveriam absorver um pouquinho.

Meu português não é nada excepcional, erro palavras como toda pessoa normal, mas também tento usar acentuação, tento usar pontuação, tento usar o Q quando é q e o K quando é K. Para que escrever "eh" ou "aki" ou "akele"? Dóiiiiii quando vejo assassinarem a escrita desta forma.

Não sei a profissão das pessoas, não sei como foi a vida, não sei se ficarão ofendidas, só sei que uma mãe que escreve errado na internet não tem o mínimo direito de reclamar que o fílho errou o ditado (nem sei se existe ditado ainda!).

Se a criatura tem acesso a internet e passa o dia fazendo visita em blog, página de fofoca ou google e escreve errado justificando que teve uma infância difícil ou  que só fez até a 4ª série, tá na hora de parar de blogar e ler fofoca e ir procurar usar a internet para aprender. Bom até em site de fofoca o texto é correto na maioria das vezes!

O que fazer para melhorar? Leia de verdade! Pegue um livro, um jornal, sei lá! Se tem acesso a internet baixa um pdf de livro qualquer!

O que mais? Tirei essa dicas básica daqui ó.

  1. 1 NÃO ESCREVER TEXTOS APENAS COM LETRAS MAIÚSCULAS, COMO ESTA, elas cansam muito!
  2. Não colocar um espaço antes de uma pontuação (vírgula, ponto-e-vírgula, ponto final,...).
Exemplo: Errado: Foi esta a lista de objetos encontrados : lápis , caneta , borracha .
               Certo: Foi esta a lista de objetos encontrados: lápis, caneta, borracha.

    3.  Sempre colocar um espaço depois de uma pontuação.
Exemplo:
               Errado: Aquela escola oferecia cursos de português,inglês,espanhol e esperanto.
               Certo: Aquela escola oferecia cursos de português, inglês, espanhol e esperanto.

   4 No início de uma frase e depois de um ponto final, a palavra deve ser grafada com letra inicial maiúscula.
Exemplo: Errado: a festa estava ótima. esperemos que não tarde para haver outra.
               Certo: A festa estava ótima. Esperemos que não tarde para haver outra.

  5. Nomes próprios devem ser escritos com inicial maiúscula.
  6. Escreva frases curtas. (confesso que para mim é muito difícil fazer isso)
  7. Leia mais. (sem desculpas que livro é caro, se está lendo este  blog  pode ir muito bem no site http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp e baixar um livro sem estar fazendo pirataria!)
  8. Releia o que acabou de escrever e veja se faz sentido com a pontuação que usou.
  9.   Não pense em escrever bem, treine a escrita aos poucos e tente corrigir os erros primários, aos poucos verificará que vai ficar mais fácil.

Sorry pelo desabafo! Vamos tentar perpetuar na rede a escrita correta. Um bom português coloquial nada de palavras rebuscadas, a língua é mutante, viva, agrega novas palavras todos os dias e escrevê-la errada não leva a nada.
Quem quiser dar uma lida em outro lugar clica aqui.

7 comentários:

  1. oi linda,
    achei interessante tudo que você escreveu aqui.
    Com certeza, na internet a gente cria um mundo a parte do que vivemos na realidade, mas é bom escrevermos corretamente sempre. Por mais que em algum momento erramos uma palavra ou outra, o que é natural.

    Um beijo

    http://mundorohsa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo tem o direito de errar sim :) Ninguém é perfeito!

      Excluir
  2. olá, sou professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa, e discordo de algumas coisas que você escreveu. A internet também é um gênero, e obviamente, não deveríamos nos desviar do padrão ao escrever um texto fora dela. Infelizmente, as pessoas banalizaram e acabaram usando a linguagem cibernética pra outros gêneros, o que é uma pena, porém, a linguagem da internet é perfeitamente aceitável desde que fique na internet e os abusos sejam evitados. E mais: o blog é algo pessoal de cada um, e cada um tem o dever de escrever do jeito que bem quiser.... mas eu concordo sim que andam banalizando nosso idioma... espero que não fique chateada, respeito sua opinião assim como deves aceitar a das outras blogueiras.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que aceito a tua opinião também com meu direito de não concordar. Concordo que cada um tem o direito de escrever da forma que deseja nos seus blogs e eu me limito ao meu direito de não querer ler quando escritos desta maneira.

      Sou da área de exatas mas minha vida é escrever, artigos, projetos e tudo mais. Ao vir morar em Portugal percebo como banalizamos de forma gritante a nossa língua no Brasil, um português não implica que o outro esteja errado, mas a maneira de formular uma frase e de se fazer compreender é bastante diferente.

      Infelizmente percebo que a linguagem da internet não fica presa neste contexto, minha sobrinha, ótima aluna, tem o péssimo hábito de escrever desta forma quando me escreve cartas de verdade simplesmente pelo fato de usar com os "amigos" nas redes sociais. :P

      Ainda bem que não entrei no tópico "acordo ortográfico"! Já tive discussões homéricas por aqui depois de umas taças de vinho! kkkk

      Excluir
  3. ahhahahahhahahahahahh eu super concordo!!!! normalmente escrevo pelo celular (como agora) e o meu aparelho é muito chato, fica um saco colocar letra maiúscula, ele não faz automaticamente, então esse é um erro que eu cometo sempre.

    agora, sinceramente, alguns vícios de internet vão no automático cmg.
    tipo esse cmg que acabei de escrever. o tb e o vc entram na dança junto..

    fora isso, concordo com tudo!!!

    O BEIJO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O celular com a mania de ser esperto muitas vezes ferra a nossa vida! :P

      Odeioooo escrever pelo teclado inteligente do meu amado "telemóvel"!

      Excluir
  4. Eu concordo que a linguagem de internet deve ficar na internet e não se estender a publicações ou textos formais... Alguns vícios e abreviaturas, no entanto, em conversas informais, acabam facilitando nossa vida. É claro que, assim como na dieta, é o exagero, a falta de saber onde e como usar que atrapalha.
    Mas q tenhu vontadi di fugir di koisas iskritas axim, ahhhh tenho!

    ResponderExcluir