Páginas

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Geometria e balanceamento

Há umas duas semanas o noivo vem falando que os colegas de trabalho foram visitar um quiropraxista e disse que queria marcar para irmos quando eu estivesse no Brasil. Bom... ele marcou para mim, para ele só depois do meu teste :P

Ontem fui fazer uma sessão de quiropraxia. Para os ignorantes no assunto, tal como eu, vou escrever um pouquinho sobre o que descobri da tal quiropraxia. Eu pensava que era coisa de chinês, como a acupuntura, mas estava semi enganada. De fato manuscritos antigos chineses e gregos de 2.700a.C e 1.500 a.C falavam sobre a manipulação articular, mas somente nos meados de 1895, um americano chamado Dr. Palmer criou o método.  Hoje pela OMS (organização mundial da saúde)  a Quiropraxia é uma profissão que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das disfunções mecânicas no sistema neuromusculoesquelético e os efeitos dessas disfunções na função normal do sistema nervoso e na saúde geral (wikipedia)

O método consiste de técnicas manuais e a utilização de compressas, ultrasons e outras coisinhas. Mas o grande foco são as técnicas manuais que consistem na manipulação:

  • das articulações: o ajustamento articular é um movimento rápido e preciso, normalmente acompanhado por um estalido. Após o ajustamento observa-se diminuição da dor, relaxamento muscular e aumento da mobilidade.
  • dos músculos: realiza-se uma delicada palpação para localizar e dissipar áreas de tensão muscular seguida pelo alongamento passivo dos músculos.
  • da postura: dores músculo-esqueléticas costumam causar alterações posturais. Nestes casos são utilizados métodos de tração suave de forma a auxiliar a recuperação de uma postura normal. (daqui ó)
Como foi minha experiência: nunca na vida havia sido tão questionada por um médico! O médico que fui me atendeu em Paulínia, interior de SP, em um Spa no "shopping" da cidade. Não estava levando fé, mas o médico foi impecável. O sr que me atendeu deve ter uns 40 e poucos anos, é méico, preofessor de anatomia em alguma universidade pel região, especialista em acupuntura, quiropraxia e medicina ortomolecular.

Me questionou tudo: alimentação, como durmo, como levanto da cama... fez avaliação de cada ossinho verificando minha postura, olhou unhas, lingua, verificou pressão, pulmão, coração... Nenhum médico que fui até hoje havia me feito uma anamnese tão completa! E claro que durante a avaliação apontava meus defeitos: um ombro mais caído que o outro que eu já sabia, a cervical atualmente bem curvada de tanto tempo no computador, a lombar bem para dentro, os ombros contraídos e assim foi.... Depois disso passamos para outra sala onde começou o processo.

Primeiro fez uma sessã ocom se fosse shiatsu, uma massagem para relaxar os músculos e verificar contraturas. Não pensem que a massagem é mole! Forte e dolorida, não muito, mas dolorida. Mas aos poucos eu percebia o corpo relaxando.

No passo seguinte fui estalada literalmente dos pés a cabeça. Estalou todos os ossinhos! Verificou que meu tornozelo estava bem deslocado, e eu não havia dito nada até então sobre minha "lesão de atleta". Colocou de leve no lugar, mas disse que não melhora de uma hora para outra.  Isso eu estava em uma cama de massagem, depois ele me levou para o tatame, onde me estalou as costa. Essa parte foi a mais dolorida! Quando ele colocava meus brços para cima e me esticava era de matar, mas tudo rápido. A seguir voltamos para a cama de massagem e ele estalou minha cervical: parecia que ia quebrar! Não doeu, o que assustava eram os estalos!

Ai ele me ofereceu uma sessão de acupuntura por causa do meu pé. Fiquei lá com umas agulinhas por uns 30 minutos. A consulta no total durou 2 horas!!!

Resultado: quando descemos ele me mostrou meus ombrinhos alinhados! Minha escapula aberta, tudo nítido de ser visto! Fiquei abobada! Geometria e balanceamento feitos com sucesso! Ai perguntei quanto a manutenção e o cara foi ótimo: disse que não preciso ir toda semana como alguns pedem, que as coisas estão no lugar e com o dia-a-dia podem voltar a se desestruturar devido a minha postura, mas a pratica de atividade física já ajuda bastante.

Mulheres: recomendo a quiropraxia! Este médico atende em Paulínia, Mongi das Cruzes e alguns putros lugares da região que não sei dizer onde é. Se alguém quiser eu  passo o contato :)

8 comentários:

  1. é sempre bom tenar algo novo, que legal que vc gostou e que te fez bem. beijos e continue firme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi ótimo Fabi, valeu muito a penaaaa!

      Excluir
  2. o.O

    Eu ia lendo e imaginando.. Eu devo estar toda torta! Até me ajeitei aqui!! hahaha

    Deve ser delicioso hein, sair de lá leve, com tudo no lugar... quero tb!! rsrs

    Agora venha pro RJ e me indique um?? rsrs

    O BEIJO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que engraçado! Agora eu que imaginei todo mundo arrumando a coluninha :P

      Excluir
  3. eu ia escrever algo mas a Mel disse por mim....rsss.. tb acertei minha colna ao ler seu post... Mas na avaliação da academia foi visto que estou toda torta e piora muito o fato de sentar em cima de uma perna (manja?) eu fazia muito isso, de uns meses para cá que tenho me controlado para parar de fazer issso.

    Agora me conta, Paulinia? vc está bem do meu ladinho!!! vivo indo no teatro aí!!!

    Me passa depois o contato do médico?
    bjos,
    LU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh Lu, já estou em terras lusas novamente... Meu noivo está morando em Paulínia, este ano ainda talvez apareça por lá mais uma vez se ele continuar por estas bandas. O teatro é lindooooo! Já fui uma vez :)

      Depois passo o contato certinho, vale muito a pena :)

      Excluir
  4. Por acaso já me tinham falado, mas em Portugal não tenho nenhuma boa referência.
    Também estava a ler o teu post e a endireitar as costas, ehehehe
    Bjts e boa Páscoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou em Portugal novamente, vou tentar descobrir um quiro por aqui :)

      Excluir