Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Os blogs de emagrecimento

Hoje é muito fácil ter um blog. Sou blogueira desde 2002, tenho um outro cantinho que é meu, mas não é cantinho de dieta, é de desabafo. Este blog aqui comecei para tentar me estimular para comer direito, continuar fazendo exercícios e me cobrar semana a semana bons resultados.

A internet é espaço livre, cada um coloca o que quer, e além disso apoia quem quer, curte, acompanha, critica também quem quer. Quem se expõe está sujeito a críticas boas e más.

Vejo coisas maravilhosas e estimulantes, mas outras, DEUSULIVRE. Tem gente que prega reeducação alimentar e mostra o cardápio diário onde ingeriu 600 calorias! Me perdoem, mas isso não é reeducação alimentar. Por mais que a gente saiba que o saldo entre calorias gastas e calorias ingeridas tem que ser a favor das gastas para se emagrecer, consumir 600 calorias não é o adequado.

Dietas abaixo de 800 calorias diárias são consideradas de muito baixas calorias e precisam ser muito bem equilibradas para que todos os nutrientes necessários ao organismo sejam ingeridos. Não sou exemplo de nada, nem do totalmente certo e nem do totalmente errado, sou bem mais crítica comigo do que com os outros. Quando vejo alguns disparates por ai fico pensando nas bobagens que também faço e escrevo. 

Cada um de nós é aquilo que faz por si: não engordei 10 quilos em 4 anos a toa, mas mudei meus hábitos: antes vivia na praia, pedalava e caminhava, mesmo no inverno com temperaturas bem baixas do sul do Brasil. Mudei para uma cidade de clima igual a minha cidade natal, vou e volto a pé para o trabalho, vou a academia (coisa que nunca fiz antes) , como as mesmas coisas praticamente, mas com composições diferentes, agora moro em Portugal... e engordei da mesma forma... 10 quilos em 4 anos... fico triste...

Mas tenho consciência de que não vou fazer loucuras pela a estética: imagina eu fazer uma dieta doida que alguns por ai dizem que é RA, ficar doente do outro lado do mundo sozinha? Não tenho IMC na faixa de obesidade, estou quase lá... Meus exames de tudo que é possível e imaginável estão dentro da faixa do aceitável, tirando o HDL que ultrapassa 10 unidades do que é considerado normal mas o médico disse que ainda estão Ok. O problema é o peso. Como reverter?  Comer melhor? Sim. 

Tem dias que enfio o pé na jaca, principalmente quando o trabalho não rendeu, que passei o dia pensando em uma equação e o caminho para tentar resolvê-la não aparece. Vou 5 vezes por semana na academia, faço aeróbico sempre e dia sim dia não faço musculação, algumas semanas a resposta é boa, outras a balança não é minha amiga, porque eu não me ajudei.

Sou livre para escrever o que penso. São livres para me criticarem. Mas podem ter certeza que não vou fazer loucuras que podem me render alguns quilos na balança uma semana e daqui a duas eu ganhar mais o dobro pois voltei a comer como uma pessoa normal só para fazer bonito em um blog. Também não vou me auto-enganar (tem hífem ainda?) dizendo que "só" comi isso,  aquilo resultando em meia dúzia de calorias e a balança  mostrou um dígito maior. Não tenham um blog para se enganarem. Tenham um blog para fazerem algo de verdade por si.


Nenhum comentário:

Postar um comentário