Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sabe como é o corpo de um obeso?

A gente ganha um quilinho hoje, outro amanhã e quando vê já estamos com 10, 20, 30 ou mais quilos acima no nosso peso ideal. Mas o que é peso ideal? Existem cálculos de índice de massa corpórea que faz uma relação entre peso e estatura.

Todo mundo que visita site de dietas sabe calcluar o IMC ou tem um calculadora online para isso.

Mas sabe o que significa este cálculo? Significa quantos quilogramas por metro quadrado do nosso corpo nós carregamos. Exemplo ilustrativo: se eu tenho uma cadeirinha daquelas plásticas que todo gordo tem medo de sentar, esta cadeira pode suportar uma quantidade máxima de peso, conforme vamos ultrapassando essa quantidade as perninahs dela vão abrindo e efim quebra.

Nosso corpo também é assim, claro que bastante resistente. Nosso esqueleto está projetado para aguentar um peso considerado ideal, caso ele seja sobrecarregado a coluna pede socorro, as articulações acabam-se  entre outras tantas coisinhas.

Já viu o corpo por dentro de uma pessoa obesa? Sabia que a gordura vai ocupando todos os espacinhos entre os órgãos e dificultando o seu funcionamento?  Dá uma olhada ai nas imagens e veja como é o corpo de alguém acima do peso e quais são seus principais riscos. Clique na imagem que ela fica maior.



Em detalhe tem-se que a primeira silhueta na imagem abaixoé de uma mulher com 40 anos e com IMC de 40, a segunda é de uma mulher de 36 anos e com IMC de 20.  Uma obesa e outra abaixo do peso. A primeira carrega 40 quilos por unidade de área do seu corpo, a outra carrega 20 quilos por unidade de área.

Reparou na compressão dos ógãos internos? E as articulações endo forçadas? A inflamação no cérebro?


Viu isto? Chocou? Então bora lá manter uma vida saudável, para nunca ter um MRI assim.

4 comentários:

  1. Essas imagens "surtaram" no Facebook, ontem. Um monte de gente compartilhou e é bom compartilhar mesmo! A gente tem que entender que a coisa é mais profunda. Eu estava quase para me assumir gordinha e ficar satisfeita com isso, mas vi que era um erro para a minha vida. Uma coisa é ser gordinha com 20, 30 anos. Outra é carregar isso com 60, 70, 80 e sofrer muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. V uma delas no facebook hoje e resolvi ir atrás da fonte. Achei parte da reportagem que mostra os dois perfis não como uma só pessoa mas como duas pessoa em idades diferentes e medidas diferentes.

      As vezes só chocando é que a gente toma consciencia do risco que está correndo!

      Bjus e obrigada pela visita

      Excluir
  2. Anônimo00:56

    Nossa fiquei chocada com essa explicação! Não imaginava que era tão 'tenso' assim! Adorei o seu blog, e estou seguindo vc, viu? Bjos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo comentário!!!
    Adorei seu blog, e já estou te seguindo. Me segue lá no meu tbm.,,, Assim isso me dá mais incentivo pra continuar me controlando na minha dieta.
    Criei meu blog pra isso mesmo, pra trocarmos informações sobre o assunto!!
    E boa sorte pra vc!!!
    :D:D


    beijoss

    http://www.diario-de-gordinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir