Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Feijão

Eu aos 34 anos fiz meu 1º feijão.

Na minha casa a cozinha sempre foi da minha avó. Ai de quem tocasse nas panelas dela e caso quisesse encostar ela dava todos os palpites do mundo e marcava junto. Ai eu desisti de cozinhar em casa. Minha especialidade sempre foram os doces: bolos, quindins, fios de ovos, cucas, tudo com ovinhos frescos da chácara em que morávamos. Nos doces ela não dava palpite ai eu fazia feliz!

Lá pelos meus 19 a vó que já era doentinha piorou e abriu mão da cozinha. A parti daí eu virei a cozinheira oficial, só não fazia feijão. Nunca gostei do tal, minha vó também não era muito chegada então comíamos em outros lugares.

Cozinho bem. Comida caseira, outras vezes um pouquinho mais sofisticada. Carnes, peixes e frangos, tortas e doces. Gosto de tudo isso. Não gosto de ser obrigada a cozinhar, gosto de fazer quando quero.

Hoje em Portugal, moro sozinha e cozinho no final-de-semana para boa parte da semana. Levo marmitinha para a universidade e almoço na minha sala enquanto vejo fofocas da vida alheia :P

Essa semana resolvi fazer feijão preto! E detalhe, não tenho panela de pressão aqui em Portugal,  o feijão demora um pouco mais. Feijão com carne magra, sem gorduras extras e bem temperadinho. Ficou show!

Claro que não vou fazer novamente tão cedo, afinal vou tomar um show de feijão até acabar este! Mas reeducação alimentar exige esforços um deles é incluir grãos na dieta e além da lentilha, da qual sou fã, agora incluí o feijão.



27 comentários:

  1. sabes que eu tbm fiz feijão esses dias só? e tenho 24 anos, minha mae sempre me mandava pra congelar
    uahau
    beijos e parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes tarde do que nunca né Fabi =)

      Excluir
  2. Q gracinha dupla!! Eu sou um desastre na cozinha, não sei cozinhar nada.. Hahaha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bora fazer um cursinho inicantes na cozinha on-line :P

      Excluir
  3. Adoro feijão preto. É o meu preferido. Compro sempre enlatado porque meu marido não gosta então não faço sempre. Mas quando faço feijoada com outros tipos de feijão compro o cru. Tb não tenho panela de pressão e vc tem razão, o feijão aqui em portugal leva mais tempo a cozer (em moçambique acho que demorava menos).


    bjnho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise eu fiz enlatado que é mais macio e cozinha mais rápido :) O do Pingo Doce é bem bom! Bjus

      Excluir
  4. eu amooo feijão
    nao faço sempre pq como demaisd
    =)
    beijo querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O risco de comer demais eu não tenho Carol =)

      Excluir
  5. que bonitinha!!! rs

    eu sou uma negação na cozinha, qnd casar estou ferrada! hahaha

    O BEIJO!

    ResponderExcluir
  6. Tchutchuca, essa ai de cima sou eu, logada no email da minha irma.. nao percebi! rs

    O BEIJO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra para o cursinho de culinária básica! :P

      Excluir
  7. Aqui em casa eu faço feijão 2 vezes por semana 500 g de cada
    vez as crianças adoram feijão
    e fomos criados a fazer comida e não pode faltar feijão
    eu não sou muito chegada mas como bem pouquinho pq sei que é uma fonte bacana de ferro.
    Bju
    http://mundorohsa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha casa até a vó ficar doentinha sempre tinha feijão e para me obrigar a comer, na segunda era SÓ arroz e feijão! :P

      Excluir
  8. Oii!!
    Comigo é diferente. Amo feijão, detesto arroz. Na minha boca o branquinho só entra se for risoto ou arroz de forno, ou seja, disfarçado, rsrsrs... pior de tudo é que casei com japonês e tenho que fazer o danado do arroz grude todo dia, rsrsrs... Viva o feijão que tem ferro, é proteína vegetal, dá energia e na medida certa emagrece!!
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro um arrozinho! Imagina o marido japonês desnutrido sem o arroz! Ai de ti que nao o faça :P

      Excluir
  9. Amo feijão,
    como praticamente todos os dias, porém não gosto de lentilhas e outros grãos.
    Cozinho sempre, mas comidinha da mãe ou da avó é muito melhor né...
    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorooo uma lentilha, essa não preciso de arroz e nadinha mais! =)

      Excluir
  10. Sabe o que eu faço, cozinho um quilo de feijão, e coloco em vários potinhos no congelador. Daí quando quero comer, descongelo e tempero. fica parecendo q foi cozido na hora. Tb não sou muito fã de feijão, mas é necessário.Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria fazer isso, mas moro com 3 outras meninas, e nossa geladeira é pequena! O congelador tem 2 prateleiras pequeninas que dividimos para 4 e ai fica difícil! Beijos

      Excluir
  11. Racheeeeeellllll rsrsrsr oieee!!!! mil desculpas dupla!!!! estou em falta com o meu blog e com vc também rsrsrs muito trabalho, acabei me perdendo, mas estou tomando o rumo certo novamente rsrsr desculpe ai o transtorno, bora correr atrás do preju rsrsr bejim até breve...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine! Não mandasse teu peso esta semana e estás fora do desafio menina! (oficialmente!)= Tenho outra dupla! Mas mantenha contato e o foco! Beijos!|

      Excluir
  12. Oi queriiiiida, adoreeei o post! Eu aprendi a fazer feijão, observando meu pai fazer. Hoje faço e se aquele medo da panela de pressão, sabe? Hehehe vc fez bem em apostar no feijão preto!!! Um bjooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi toda vida a minha vó fazendo e tentei recordar :P Quem me dera uma panela de pressão aqui! Saudades da minha carne de panela na pressão!

      Excluir
  13. oieee
    eu ainda não sei cozinhar, la em casa é minha mae quem faz, mas daqui uns anos irei casar, e precisareiii sim aprender na marra hehe.
    bjaoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E garanto que a mãe nao te deixa perto das panelas não é?! Ou se tu te aproximas ela vai dar palpite :P

      A gente sempre aprende :P Beijos

      Excluir
  14. que legal muito interessante sua história , nossa deve demorar muito para fazer o feijão sem pressão . beijinhos ke .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem te conto como demora Keila! :P Mas a gente sobrevive :)
      bjus

      Excluir