Páginas

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Estrutura corporal

Esta semana lendo um post da Carla fiquei pensando nas nossas diferentes estruturas corporais. A Carla comentou que até o relógio dela está grande, temos +- a mesma altura e ela estava com +- o peso que eu também estava, fiquei pensando a respeito de tudo isso e fui procurar informações de estrutura corporal.

Desde que comecei a emagrecer eu meço meu pulso para um cálculo de percentual de gordura, desde o princípio é 16,5cm. Não creio que tenha mudado de quando eu era mais magra, tenho um bracelete que fica da mesma forma há anos. Daí a doida começa a pensar no corpo. Quando comecei a engordar foi bunda e coxa primeiro, e olha que meus ossos saltados do quadril nunca sumiram de vez. Depois a circunferência abdominal e as bochechas é que aumentaram. Aí chegou a vez do peito, braços e costas. Foi aí que de fato vi que estava precisando controlar! ODEIO peitão! heheheh Meu peito estava ficando esprimido em todos os meus sutiãs! Machucando as costas mesmo! E o bração que começou  a ficar muito mais apertado nos casacos. Ah! E as fotos conde eu vi os meus ossinhos do peito não formarem mais minhas "saboneteiras".


Então observando isso tudo só pude pensar na minha estrutura óssea ser bem diferente da estrutura da Carla. Eu nunca fui pequenina, minha mão é grande, longa, meus dedos não chegaram a engordar pois uso meu anel de 15 anos e de formatura sem problemas. Então meu pulso também não aumentou.


Minha gordura foi diminuindo na ordem inversa: meus sutiãs não me incomodam mais, a gordurinha do "sovaco" não tá mais acentuada e já posso usar vestidinhos de alcinha sem ficar pensando que o peito vai pular para fora.

Bom, não satisfeita, como matemática que sou, eu queria uma equação! Procurei e achei algo aqui.

Vou resumir um pedaço rapidinho, quem quiser ler na íntegra tem o link logo assima.

O texto começa falando que não existe fórmula mágica para se chegar ao peso ideal, mas que podemos chegar perto:
Descubra o peso para a sua altura :   ( altura - 152,4 ) /2,54 x 2,3 + 45,5= altura idealno meu caso tenho 165cm então:    165-152,4=12,6divido o resultado 12,6 por  2,54 :   12,6 / 2,54= 4,9606multiplico o resultado anterior por 2,3:  4,9606 x2,3 = 11,4093ao valor anterior adiciona-se 45,5: 11,4093 + 45,5 = 56,9094
Após este cálculo tem-se que avaliar a estrutura óssea: se a estrutura óssea for grande pode-se acrescentar de 2,5 a 4,5 quilos ao valor encontrado, se for pequena pode-se subtrair de 2,5 a 4,5 do valor encontrado.

Mas como saber a estrutura óssea? Meça a circunferência do seu punho!

Se você mede menos de 1,57mPequena: Pulso com menos de 14 cm
Média: Pulso entre 14 e 14,5 cm
Grande: Pulso com mais de 14,5 cm

Se você mede entre 1,57m e 1,65mPequena: Pulso com menos de 15,25 cm
Média: Pulso entre 15,25 e 15,85 cm
Grande: Pulso com mais de 15,85 cm

Se você mede mais de 1,65mPequena: Pulso com menos de 15,85 cm
Média: Pulso entre 15,85 e 16,5 cm
Grande: Pulso com mais de 16,5 cm - eu estou aqui
Então tenho uma estrutura óssea grande, o que significa que posso adicionar ao peso de 56,90 entre 2,5 e 4,5 quilos o uqe me dá um intervalo de:    52,4 a 61,4 quilos o que me daria um IMC de 22,5 +--

Confesso que da última vez que pesei 59, lá por 2003, eu estava muito "ossuda", não me gostava em nenhuma roupa, nos 62 em 2005 eu me gostava muito mais. Mas hoje se eu chegar aos 69 vou me gostar mais e se atingir os 64 talvez não queira descer mais nada.



24 comentários:

  1. Anônimo23:40

    Oi Rachel, adorei sua reflexão :-)
    NO final do post acho que você define bem o peso ideal: é aquele que a gente se sente bem :-)
    Não sei se você se interessa por Programação Neuro Linguística, mas existe um livro de uma autora chamada Cristina Cairo onde ela explica que o acúmulo de gordura ou ter mais volume nesta ou naquela região está ligada às nossas emoções. O livro se chama "A Linguaguem do Corpo, número 1", se te interessar.
    Uma das coisas que ela diz, por exemplo, e que eu me identifico muito, é que quem tem bumbum protuberante geralmente são pessoas com tendência a serem autoritárias (eu sou), quem tem peito avantajado tem tendência a ser maternal (eu sou)e por aí vai.
    Um abração! :-)
    Carla Pancha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu a dica do livro Carla! Um dia quando eu voltar a ter "vida" eu leio =) Beijinhos

      Excluir
  2. Anônimo01:14

    Que post interessante! Depois com calma farei meus cálculos. Mas acho que da turma das grandes!! Mais uma vez vc trazendo informações interessantes, não é a toa que vc vai ser doutora!

    Bjs

    Ps. Fiz a omelete de brócolis hoje, ficou demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh xará a gente tenta colocar coisinhas que se são minhas dúvidas deve ser de outras kkk!

      Beijinhoss

      Excluir
  3. Anônimo02:26

    Ai que legal esse post! Eu definitivamente sou uma alemoa grandona e ossuda hehehehe, e como boa futura engenheira depois farei os cálculos. Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa alemoa batatuda! Minha panturrilha deve pesar muito!!! =)

      Excluir
    2. Isso futura engenheira fazas contas direitinho! =) Beijosss

      Excluir
  4. Anônimo03:17

    Rachel, minha querida, somos diferentes e ficar se comparando não é legal... você parece ter uma cabeça boa em relação a isso, mas a minha terapeuta sempre dizia que quem se compara se frustra e a frustração pode desanimar, não é?

    Você está indo bem, a Carlinha tb - cada uma a sua maneira. Um beijo e bom restinho de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é se comparar não é fácil! Com toda certeza se formos falar só em numeros a gente pode se frustrar sim, mas nada que uma boa fita métrica e um adipômetro não tirem a dúvida :) Beijosss

      Excluir
  5. Muito boa sua postagem, pq eu penso assim tbem...fiquei reparando uma amiga, ela parece pesar mais do q eu, mais na realidade eu sou mais pesada, e ficaba me perguntando o pq disso, agora percebi o pq
    bom pre feriado
    bjs
    http://emagrecerforcaeatitude.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada uma de nós temos uma estrutura e com isso devemos fazer os exercícios adequados para nosso tipo corporal :) beijinhos

      Excluir
  6. Nossa que interessante. fiz minha contas e eu sou de estrutura óssea equena e sempre achei que fosse grande. Meu peso ideal deu entre 55kgs a 57kgs. Mais é que nem você disse com 65kgs eu já ficaria feliz hehe
    Ótimo feriado e fds
    Bjoooo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina, a gente tem que se gostar! Eu não me gosto ossuda kkkk :) beijinhoss

      Excluir
  7. Oi flor conheci seu blog e adorei, tem muita coisa interessante, com relação a este post eu já sabia que havia diferença na estrutura de cada um, eu tenho a estrutura grande tbm. Dê uma passadinha no meu blog pra conhecer, vou adorar sua presença lá. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou passar no teu blog sim Elaine =) bjus

      Excluir
  8. Cada uma de nós tem um biotipo né? Por isso que sempre digo que devemos procurar ficar do jeito que nós gostamos, de nada adianta querer ficar com o peso da outra se somos diferentes. Eu por exemplo não fico melhor de tiver menos de 66, 67, então, procuro pelo peso que me satisfaz.
    Beijos e uma ótima sexta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo Tereza, devemos ter o peso que nos gostamos :) Beijinhosss

      Excluir
  9. PRONTOOOOO! Caiu o mundo!!!! Resolvi fazer o tira-teima da minha altura e descobri que sou 1,5cm menor do que pensava! E no cálculo todo meu peso ideal é entre 3kg a 7kg a menos que minha meta atual! MORRI, kkkkkkkkkkkkkkk! Mas é o que você escreveu: eu me sinto realmente bem até um pouco acima da minha meta. E, mesmo faltando uns 5kg ou 6kg para chegar onde quero, já estou me sentindo bem. Licença, vou lá no forno, ver a quantas anda o pão de batata que estou preparando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não te apavora Bel!!!! heheheh Tens que te sentir bem com teu peso isso sim! :) Beijinhosss

      Excluir
  10. Oi querida, desculpa a demora em vir aqui. Estou numa correria só, viajo d evolta para SP nessa madrugada, então tá um corre corre danado arrumando as coisas, depois passo aqui com mais calma, tá?

    Esse negocio d eestrutura óssea e biotipo é muito particular mesmo, duas pessoas da mesma altura podem ter estruturas diferenete, por isso nem sempre é bom ficarmos fazendo comparações e nos medindo com alguém, pois cada um tem suas especificidades.

    Olha, não sei como consegue te rum relacionamento à distancia, eu nao conseguiria, adoooro estar pertinho e juntinho, ja tô roxa de saudade do love, mas ainda bem que ele já tá chegando.

    Obrigada pela visitinha.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa vida de viagens é uma loucura! Te entendo mesmo! =)

      Pois é por isso que nem sempre o IMC reflete isso: algumas pessoa precisam estar no limite inferior do saudável outras no superior já estão mais que ótimas! Cada um é um! =) Beijinhoss

      Excluir
  11. Oiii!!
    Meu pulso tem exatos 18cm, ou seja, sou ossuda, rsrsrs... até a minha nutróloga que é doutora em medicina esportiva se assustou com as medições e sugeriu a musculação para melhorar as desproporções. Sou um triângulo invertido e nas fotos sempre apareço bem maior do que amigas com altura e pesos semelhantes mas ao contrário de mim, com quadris avantajados. Preferia ter que emagrecer a parte inferior, pois, algumas vezes me sinto um guardarroupa (detestei essa mudança ortográfica!!).
    Lindo fds.
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mulher tu é grandona mesmo!!!! Eu tenho quadrilzão então vivo me batendo com ele por ai kkkk


      Excluir
    2. Anônimo23:57

      eu tb tenho 18 cm de pulso, mas já foi maior, antes de perder muito peso eu tinha 19,5

      Excluir